Olá, eu me chamo Denize e você vai embarcar comigo em uma história fascinante que conta as origens do nosso país. Nosso ponto de partida começa em Portugal, séc.16 no ano de 1500. vamos lá!
No dia 9 de março de 1500, partia do rio Tejo, Lisboa, a esquadra comandada pelo Almirante Pedro Álvares Cabral. Seu destino eram as Índias, precisamente o Porto de Calicute.
Os portugueses estavam atrás de especiárias (canela, pimenta, noz moscada), pois naquela época não havia geladeiras e para que os alimentos tivessem uma maior durabilidade usavam-se esses temperos.
O que eles não imaginavam é que no meio do caminho acabariam por "descobrir" novas terras.
Em 22 de abril, aves forma vistas. Eram sinais claros de terra próxima, que foi avistada ao entardecer daquele dia. Estava descoberta mais uma terra para a Coroa Lusitana, terra que se chamaria Brasil, depois de ter por nomes de batismo Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz.
Primeiros contatos com os indígenas
Cabral recebeu alguns índios em sua caravela. Logo de cara, os índios apontaram para objetos de prata e ouro. este fato faz com que os portugueses pensassem que houvesse estes metais preciosos no Brasil. Neste contato os portugueses ofereceram água velha com gosto muito diferente da água pura e fresca que os índios tomavam. Os índios também não quiseram vinho e comida oferecidos pelos portugueses.
Foi um verdadeiro "choque de cultura". houve estranhamento de ambos os lados. Os portugueses estranharam muito o fato dos índios andarem nus, enquanto os indígenas também estranharam as vestimentas, barbas e caravelas dos portugueses.
Jesuítas no Brasil
No dia 1º de maio foi celebrada a 1ª missa em terra firme. Toda tripulação cantava e carregava uma cruz com emblemas da realeza portuguesa ao lado do novo indígena. Após a celebração religiosa, o padre Frei Henrique distribuiu várias cruzes para os índios que ali estavam presentes. E assim começava a desenvolver o cristianismo no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário