sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Catequização dos Índios no Brasil

    Oi gente, eu sou Denize e estou aqui para aprender junto com vocês! Agora, vamos conhecer mais sobre a catequização indígena. A forma com que os jesuítas propagaram o catolicismo no Brasil e como era a convivência entre os padres, índios e portugueses nessa época.
Arregaça essas mangas e vem comigo!!!



    Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. Foi fundada em 1534 por Inácio de Loyola. A Companhia foi criada logo após a Reforma Protestante, séc.XVI, para barrar o avanço do protestantismo no mundo, a chamada Contra-Reforma Católica.
 Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil, no ano de 1549, com a expedição de Tomé de Sousa.
    A igreja, representada pelos jesuítas chegou com uma enumerada quantidade de devoções. A missa, a comunhão, a confissão, o batismo, a oração, o casamento, a penitência. Foram alguns instrumentos da catequização que no decorrer da colonização foram assimilados ou rejeitados pelos indígenas.
Durante o tempo em que os jesuítas permaneceram no Brasil, foram criados colégios, igrejas, capelas, onde os nativos e os descendentes de portugueses recebiam instrução e formação.
    Padre Manuel da Nóbrega, Padre José de Anchieta e Padre Antônio Vieira, foram jesuítas que vieram ao Brasil e merecem destaque. Em 1760, alegando conspiração contra o reino português         (Os jesuítas eram contra a mão-de-obre escrava dos gentios), o marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, confiscando os bens da ordem.
    Antes de sua expulsão, o Padre Vieira escrevera ao rei de Portugal, solicitando ordens para que a escravização do índio fosse abolida. Em 1679, foi renovada a proibição do tráfico dos índios e os jesuítas voltaram. Começou então um período favorável aos índios do extremo norte, pois viviam em aldeias dirigidas pelos jesuítas, que conseguiram dos gentios uma colaboração rentável, pois os índios trabalhavam para prover alimentos de que as aldeias necessitavam, enquanto os padres os catequizava.


                        Missão dos jesuítas


  • Levar o catolicismo para as regiões descobertas, no séc.XVI, à America.
  • Catequizar os índios. "Salvar as almas perdidas".
  • Difundir o catolicismo, evitando o avanço do protestantismo nessas regiões.
  • Construir e desenvolver escolas católicas pelo mundo.
Ritual antropofágico

Antropofagia não deve ser confundida com canibalismo: para os antropólogos os índios antropófagos não comiam seus prisioneiros de guerra por fome ou gula, mas pela convicção de que adquiririam as virtudes do morto, as suas qualidades.
O sacrifício do prisioneiro era um ritual complicadíssimo, que levava vários dias. Aldeias vizinhas eram convidadas. Ocorria um diálogo entra o Carrasco e o Prisioneiro, que devia reagir, ainda que amarrado. Deveria dizer que seus companheiros iriam vingá-lo. O tacape com o qual seria golpeado, cuidadosamente enfeitado, era objeto de manifestações rituais. O golpe, dado na cabeça, preferencialmente na fronte, deveria ser certeiro e mortal. Os miolos lançados ao chão pelo forte golpe, eram recolhidos e comidos pelas crianças e mulheres. Em seguida, havia um grande banquete no qual se devorava a vítima. Sua carne e vísceras eram preparadas pelas mulheres, enquanto todos bebiam o Cauim, bebida alcoólica feita de fermentação da mandioca. Geralmente o banquete terminava quando não havia mais Cauim.


Papiro e Pena na mão! por que é hora da REVISÃO:

Sabemos que os jesuítas faziam parte da Companhia Jesus, uma ordem religiosa criada no contexto de Contra-Reforma. Aprendemos que os padres combateram com empenho a escravização dos índios e se hoje grande parte dos brasileiros se declaram católicos, se deve muito ao trabalho dos padres jesuítas aqui no Brasil.

 E aí coleguinhas, aprenderam? espero que sim! Até a próxima leitura. Um grande abraço e tchauuu!!! :D
                                  uhuuuuu... ASL.com


Fontes:  Livro Pleno Desafio do Saber,
www.suapesquisa.com 
danilosantanaucsal.blogspot.com.br 




Nenhum comentário:

Postar um comentário