Arregaça essas mangas e vem comigo!!!
Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. Foi fundada em 1534 por Inácio de Loyola. A Companhia foi criada logo após a Reforma Protestante, séc.XVI, para barrar o avanço do protestantismo no mundo, a chamada Contra-Reforma Católica.
Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil, no ano de 1549, com a expedição de Tomé de Sousa.
A igreja, representada pelos jesuítas chegou com uma enumerada quantidade de devoções. A missa, a comunhão, a confissão, o batismo, a oração, o casamento, a penitência. Foram alguns instrumentos da catequização que no decorrer da colonização foram assimilados ou rejeitados pelos indígenas.
Durante o tempo em que os jesuítas permaneceram no Brasil, foram criados colégios, igrejas, capelas, onde os nativos e os descendentes de portugueses recebiam instrução e formação.
Padre Manuel da Nóbrega, Padre José de Anchieta e Padre Antônio Vieira, foram jesuítas que vieram ao Brasil e merecem destaque. Em 1760, alegando conspiração contra o reino português (Os jesuítas eram contra a mão-de-obre escrava dos gentios), o marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, confiscando os bens da ordem.

Missão dos jesuítas
- Levar o catolicismo para as regiões descobertas, no séc.XVI, à America.
- Catequizar os índios. "Salvar as almas perdidas".
- Difundir o catolicismo, evitando o avanço do protestantismo nessas regiões.
- Construir e desenvolver escolas católicas pelo mundo.
Antropofagia não deve ser confundida com canibalismo: para os antropólogos os índios antropófagos não comiam seus prisioneiros de guerra por fome ou gula, mas pela convicção de que adquiririam as virtudes do morto, as suas qualidades.
O sacrifício do prisioneiro era um ritual complicadíssimo, que levava vários dias. Aldeias vizinhas eram convidadas. Ocorria um diálogo entra o Carrasco e o Prisioneiro, que devia reagir, ainda que amarrado. Deveria dizer que seus companheiros iriam vingá-lo. O tacape com o qual seria golpeado, cuidadosamente enfeitado, era objeto de manifestações rituais. O golpe, dado na cabeça, preferencialmente na fronte, deveria ser certeiro e mortal. Os miolos lançados ao chão pelo forte golpe, eram recolhidos e comidos pelas crianças e mulheres. Em seguida, havia um grande banquete no qual se devorava a vítima. Sua carne e vísceras eram preparadas pelas mulheres, enquanto todos bebiam o Cauim, bebida alcoólica feita de fermentação da mandioca. Geralmente o banquete terminava quando não havia mais Cauim.
Papiro e Pena na mão! por que é hora da REVISÃO:
Sabemos que os jesuítas faziam parte da Companhia Jesus, uma ordem religiosa criada no contexto de Contra-Reforma. Aprendemos que os padres combateram com empenho a escravização dos índios e se hoje grande parte dos brasileiros se declaram católicos, se deve muito ao trabalho dos padres jesuítas aqui no Brasil.
E aí coleguinhas, aprenderam? espero que sim! Até a próxima leitura. Um grande abraço e tchauuu!!! :D
uhuuuuu... ASL.com
Fontes: Livro Pleno Desafio do Saber,
www.suapesquisa.com
danilosantanaucsal.blogspot.com.br
Fontes: Livro Pleno Desafio do Saber,
www.suapesquisa.com
danilosantanaucsal.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário