Olá, eu sou Denize e tô aqui pra falar sobre um assunto que, particularmente gosto muito: Brasil Colonial. É, de cara ele é bem compreendido por todos, porém eu quero que vocês se atentem aos detalhes, porque são os detalhes que fazem a diferença, seja para sua prova, seu vestibular, o Enem ou até a sua leitura do dia. Vem comigo apender esses detalhes, esses macetes? Então vamos lá!
Essa é a época da exploração do Pau-Brasil. Durante esses 30 anos os portugueses procuraram alguma riqueza no Brasil, como metais preciosos: ouro, prata e diamantes. Não encontraram isso, a única riqueza que encontraram foi o Pau-Brasil, e os portugueses vão se dedicar a exploração do pau-Brasil.
Os portugueses utilizam a mão de-obra indígena em troca de quinquilharias, o "Escambo", para levar esse pau-brasil para as feitorias. Essa mão- de-obra é livre no primeiro momento, a partir de 1530, quando os portugueses resolvem ocupar definitivamente o território, a relação com os indígenas se altera. Os portugueses passa a escravizar os indígenas. estima-se que nesse período havia cerca de 4 a 5 milhões de índio vivendo no Brasil.
Começa a ocupação do território, a colonização, a escravidão no Brasil.
Características do Período Pré-Colonial
- Monocultor = Produzia um único produto: a Cana- de- Açúcar
- Escravista = índios, depois os escravos negros.
- Latifundiário = Pequenos lotes ou pedaços de terras nas mãos de um Senhor.
- Agro-Exportador = O Brasil plantava para vender aos outros países. Exportava seus produtos
<<<Curiosidades >>>
Chefiada por Martin Afonso de Sousa, chegou ao Brasil no começo de 1531, a primeira expedição colonizadora. Com cerca de 400 homens, a expedição tinha como objetivo principal dar início a colonização definitiva do Brasil. Martin Afonso de Sousa distribuiu lotes de terra (Sesmaria) e deu início ao plantio de cana-de-açúcar ao criar o primeiro Engenho.
Dica da Denize
Ibirapitanga, a árvore do pau-brasil
Ao contrário do que se pensa, a árvore símbolo do Brasil não é o pau-brasil, mas o ipê. Palavra de origem tupi, que significa "árvore cascuda". É uma árvore do gênero Tabebuia, geralmente com flores amarelas ou violáceas. Muito comum no Brasil, fornece madeira de lei.
O pau-brasil (Caesalpina echinata) é uma espécie nativa do país. Só existe árvore similar na indonésia, com um nome científico parecido: Caesalpina sapan. Quando as matas brasileiras ainda não tinham sido exploradas, os nativos o chamavam de ibirapitanga.
E aí, gostou? Claro que sim! Ainda tem muita
história pra ser contada aqui, então fique ligadinho(a)
no blog e até a próxima história!!! :D uhuuuuu!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário