segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Renascimento




Renascimento: Conjunto de características culturais que refletem a ascensão da burguesia no século XVI.
    

    O Renascimento ou Renascença ocorreu durante os séculos XV e XVI, intensificando na Europa a produção artística e cientifica. Segundo o contexto histórico as conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa no século XV. Por causa do aumento do comercio com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com tudo isso as condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos e escritores era maior. As atividades urbanas requeriam novas habilidades e conhecimentos. Ler, escrever e calcular eram indispensáveis à prática do comércio.
    O comércio teve maior desenvolvimento na Península Itálica, onde deu origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Nas cidades de Veneza, Florença e Gênova foram as que mais tiveram expressivo movimento artístico e intelectual. Por causa disso a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.
    As Línguas Vulgares começavam a ser utilizadas como meio de comunicação e escrita e, em pouco tempo, dariam origens aos idiomas nacionais (francês, inglês, castelhano, português, etc.).
    Uma alteração da sensibilidade artística começava a se manifestar desde o século XIII com a valorização da cultura clássica (greco-romana), do racionalismo e do espirito crítico, do naturalismo (estudo da natureza) ameaçando o controle da igreja.
    

    Queriam poder, a ciência, a arte e a filosofia dos antigos adaptada ao seu mundo. Fazer renascer a produção intelectual não significava retomar ao mundo antigo, significava criar a partir dos antigos.

Características:
  •  Traços culturais que refletem a ascensão da burguesia em uma sociedade ainda dominada por valores da nobreza
  • Humanismo -> valoriza o corpo 
  • Antropocentrismo -> Homem no centro, oposto ao Teocentrismo -> Deus no Centro
  • Hedonismo -> busca pelo prazer
  • Busca pela razão -> Racionalismo
  • Busca pela ciência -> Explicação do mundo não só pela fé, mas pela razão
  • Quer superar os valores feudais -> Trazer a luz do conhecimento
  • Inspiração clássica -> Valorizar o Ser Humano
  • O homem é criatura criadora ->  O homem vem de Deus e é predestinado a transformar o mundo onde vive.

O Vintruviano

O nascimento de Vênus

decadencia


Mona Lisa
PietáDavi                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário