domingo, 20 de dezembro de 2015

Nomes do Renascimento Italiano

Pietá
  • Michelangelo Buonarroti (1475-1564) - Escultor, pintor e arquiteto. Seus trabalhos tratavam, principalmente de temas religiosos, e foram motivos de intensos conflitos com a igreja. Pintou os afrescos no teto da Capela Sistina, no Vaticano, em que representava várias personagens da Bíblia, desde a criação do mundo e do homem até o Juízo Final. São mais de 400 figuras humanas, algumas com 3 metros de altura, em 560 metros quadrados de pintura. Essa obra consumiu quatro anos de trabalho solitário até ser concluída. Michelangelo destacou-se também por esculpir uma série de estátuas, das quais se destacam Pietá, Davi e Moisés.
                                                Davi
                             

O Vintruviano
  • Leonardo da Vinci (1452-1519) -  Pintor, escultor, cientista, engenheiro, poeta e músico. Aplicou estudos científicos à pintura e fez estudos sobre forma, proporção, cor, luz e sombra. Homem inteligência inquestionável, dedicou-se a vários domínios de arte e da ciência. 
Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
Dessa Forma, Homem Vitruviano é um pentagrama, que é um símbolo estelar de cinco pontas representando o homem e sua relação também com os quatro elementos (terra, água, ar e fogo) que por sua vez tem relação com os quatro corpos da Personalidade e a cabeça como o elemento racional da Tríade que traz o poder de discernimento adquirido pela obtenção de conhecimento.














                                                        Mona Lisa    
    O nascimento de Vênus

  • Sandro Botticelli (1445-1510) - Pintor, Seus trabalhos buscam retratar a pureza e a beleza humana idealizadas.  









A escolástica
    Uma dessas buscas de retorno à antiguidade foi a escolástica: a aplicação dos ensinamentos de Aristóteles à religião, numa tentativa de explicar e esclarecer os ensinamentos cristãos por meio de conceitos e princípios lógicos. A fé, para os escolásticos, embora não fosse oriunda da razão, não era contrária  a esta. Através da razão, eles procuravam provar o que já consideravam verdade através da fé. Nessa busca, criaram uma nova síntese entre o pensamento cristão e a filosofia grega.
    São Tomás de Aquino (1225-1274) foi o mais destacado dos escolásticos. Cristão devoto, considerava que a revelação não era inimiga da razão, mas a complementava e aperfeiçoava. A razão não devia ser temida, pois era  outro caminho para Deus.
    Para São Tomá, amar o intelecto era horar a Deus. A escolástica inspirou muitos intelectuais, definidos como humanistas, que consultavam bibliotecas e nos mosteiros, manuscritos de autores da Antiguidade greco-romana para apreciar suas qualidades puramente literárias. Para tal retomaram os estudos de grego, latim e hebraico.

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