quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Período Joanino (1808-1822)

    O Bloqueio Continental foi a medida tomada por Napoleão para impedir a comercialização de toda a Europa com a Inglaterra- grande rival da França.
    Como Portugal foi contra esse bloqueio, teve seu território invadido pela tropas napoleônicas e a Família Real e seu rei D. JoãoVI , foi forçado a abandonar a metrópole e vir para o Brasil.

Medidas do Período Joanino

Abertura dos Portos em 1808- O Brasil só comercializava com Portugal, a partir da abertura dos portos o Brasil passa a comercializar com outros países.

Tratados de Aliança e Amizade, e Comércio e Navegação em 1810-  D. JoãoVI assinou dois tratados, em que mercadorias vindas de Portugal pagavam taxas de 16%, Inglaterra 15% , e de outros países 24%.

    D.JoãoVI, promoveu ainda a criação do Banco do Brasil, a criação da Academia Militar, a criação da Imprensa Régia e permitiu a produção das manufaturas (que não deu certo por causa da concorrência com os produtos ingleses).
    1820- Revolução do Porto: A Corte Portuguesa tinha 3 reivindicações: Retorno da Corte, Uma nova Constituição para Portugal e a Recolonização. Desde 1815 os portugueses poderiam retornar, não retornam e causam um desconforto na Corte Portuguesa e acontece a revolução. De tanto insistirem na Recolonização, o Brasil rompe de vez com Portugal.

                    Mais História....
    De certa forma, politicamente o Brasil se modificara, com a presença da administração real aqui. Havíamos nos tornado um reino unido a Portugal, em pé de igualdade, ainda que formal. E os ingleses eram o aval de nossa independência econômica em relação a Portugal, pois o tratado de Comércio de1810, determinava o não monopólio do comércio. Pode-se imaginar o que foi, em meio a cegueira política da Corte Portuguesa, o Grito do Ipiranga, pronunciado no dia 7 de Setembro de 1822..."Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".
    Em principio relutante, alegando submissão ao rei, seu pai, D.Pedro acabou decidindo-se não voltar para Portugal.
 Os militares portugueses não se deram por vencidos e, na manhã do dia 12, a cidade foi surpreendida pela ação na rua. As tropas portuguesas estavam formadas em atitudes ameaçadoras. 
    À D.Pedro recebeu um comunicação da volta obrigatória para Portugal, em 7 de Setembro de 1822, sob pena de rebeldia, se não obedecesse.  O príncipe preferiu o rompimento definitivo.

Curiosidades

    Era tão grande a facilidade para se importar da Inglaterra que encontramos na pauta de produtos exemplos curiosos, ou, melhor dizendo vexatórios para nós: manteiga, caixão de defunto, patins para gelo dentre outros. O Brasil tornou-se , a partir de então, " uma colônia comercial dos produtos britânicos". A origem dos navios e das mercadorias, em nossos portos, era majoritariamente britânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário