domingo, 20 de dezembro de 2015

Final da Idade Média e Exercícios

   Vimos que a sociedade medieval era dividida em dois grupos claramente definidos: de um lado, a elite composta por nobres e clérigos; de outro, a grande massa da população formada por servos camponeses e pobres das cidades. Isso fez surgirem dois universos culturais bem distintos: a cultura letrada, também chamada de "erudita", cultivada nos mosteiros, universidades e castelos; e a cultura iletrada, também chamada de "popular", em geral transmitida oralmente entre os membros das camadas mais baixas da população.
    É preciso lembrar que a noção de "cultura popular" ainda não existia na Idade Média. Foi apenas no século XVIII que alguns estudiosos, olhando para o passado medieval, perceberam que as manifestações do povo também era uma forma de cultura. Até então, essa palavra se referia apenas aos hábitos e saberes produzidos pelas camadas dominantes.
Te espero nos posts de Idade Moderna, Arregaça essas mangas e até a próxima viagem, ops! Até a próxima leitura!!!

Exercícios

 ENEM- Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
(SEVCENKO, N. O Renascimento, Campinas, Unicamp, 1984).
O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre
  1. A
     
    fé e misticismo.
  2. B
     
    ciência e arte.
  3. C
     
    cultura e comércio.
  4. D
     
    política e economia.
  5. E
     
    astronomia e religião.

resolução

No Renascimento houve uma alteração na sensibilidade artística e uma valorização do racionalismo, do humanismo, da cultura clássica e, sobretudo, da ciência. Em suas obras os artistas passaram a produzir suas pinturas e esculturas baseadas na observação do mundo visível se valendo de técnicas, princípios matemáticos e racionais como proporção, equilíbrio, harmonia e perspectiva, além da utilização de novos temas como a natureza e o corpo humano. Letra: B

1- O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica.  Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo

a) a oposição a todas as religiões organizadas, pois os princípios religiosos impediam a liberdade de opinião e tornavam o homem alienado. A igualdade jurídica de todos os indivíduos, suprimindo-se os privilégios de classe e equiparando os direitos e obrigações dos cidadãos.

b) a liberdade de trabalho inerente a qualquer pessoa, como instrumento capaz de possibilitar a criação e o crescimento do ser humano, sendo necessário abolir as corporações de ofício.

c) a valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.

d) o Racionalismo e o Geocentrismo (convicção de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência; concepção 
de que a Terra é o centro do universo).

c) VERDADEIRA. A valorização do homem foi uma das bases fundamentais que definiram o desenvolvimento dos princípios renascentistas.

1- De onde veio o termo Renascimento?
A) Os renascentistas acreditavam que ao morrerem na luta para renascer a cultura eles morreriam e depois renasceriam novamente. Daí o termo Renascentismo

B) Os renascentistas acreditavam que depois de 100 anos a Idade Média iria acabar e iria vir o reino da Cultura, que seria chamado de Renascimento
C) Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a Idade Média e se inspirar nas obras dos gregos e romanos, eles estavam fazendo renascer a cultura. Daí o termo Renascimento

Letra - C (gabarito)

2- Na Itália Renascentista quem eram os mecenas?
A) Religiosos que perseguiam os artísticas que faziam obras de arte que criticavam os fundamentos da Igreja Católica

B) Burgueses e governantes que protegiam e patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas

C) Pintores que ajudavam financeiramente os burgueses da época.

D)Governantes que atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas

Resposta- B

3- Qual das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento Cultural?

A) Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas

B) Geocentrismo; valorização apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética monocromática.

C) Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade.

D) Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas abstratos.

Resposta- A

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