Com o declínio do Império Romano, muitos reinos se formaram. Vale lembrar que os romanos chamavam todos os povos estrangeiros de BÁRBAROS ( Falam línguas e tem costumes diferentes).
REINO DOS FRANCOS (SÉC. VI- IX): Formado na Gália (Atual França), percebemos o processo de formação da SOCIEDADE FEUDAL.
Os primeiros reinos Francos descendiam de Meroveu (Merovíngios). Clóvis, neto de Meroveu, se converteu ao cristianismo em 496 e conquistou apoio dos cristãos da Gália.
PEPINO, O BREVE -> Patrimônio de São Pedro -Concessão dos Estados Pontifícios, Protegeu os Territórios Cristãos (Terras para a Igreja).
CAROLÍNGIOS (768-814):
- Divisão do Reino em Condados/ Ducados e Marcos
- Conquistas e Expansão Territórial
Em 25- 12-800, é coroado pelo Papa, o novo imperador do Ocidente. (A Igreja comanda o Novo Império). O Império Franco viveu seu apogeu no governo de Carlos Magno que tinha o desejo de unificar a Europa.
1814- MORRE CARLOS MAGNO E O IMPÉRIO DIVIDE-SE ENTRE SEUS FILHOS.
O PAPA PROPÕE O TRATADO DE VERDUM- E o território é dividido em França, Alemanha e Itália. A Igreja Feudal continua Fortalecida.
REFORMA EDUCACIONAL = Carlos Magno era pouco instruído, porém já com idade avançada aprendeu Latim e promoveu o ensino. As escolas eram frenquentadas pelos filhos de pobres e ricos.
OS MONGES COPISTAS eram encarregados de prover o conhecimento.
Matérias Aplicadas: Artes Liberais, Aritmética, Geometria, Astronomia, Música, Gramática, Retórica e Dialética.
Arte Romana - Horizontal , Escura, Arcos de Meia Circunferência e Abóbodas.
Arte Gótica - Vertical, Clara, Arcos Triangulares, Altíssima com Arco Pontudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário