MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO
- Sociedades Hidraúlicas
- Agricultura Irrigada
- Fixação Próximo aos Rios ( Nilo, Tigre e Eufrates).
- Estrutura Social
- Economia
- Terra Estatal
- Mão-de-obra = Servidão Coletiva.
Os escravos eram geralmente estrangeiros ou prisioneiros de guerra.
- Estado
TEOCRÁTICO >>> O Poder vem de Deus
DESPÓTICOS / AUTOCRÁTICOS >>> Governa pra si, governa sozinho.
BUROCRÁTICOS >>> Uso de leis escritas
#Fenícios - Alfabeto Fonético # Sumérios - Escrita Cuneiforme
# Amoritas- Código de Hamurábi
- Religião
- Monoteístas (Hebreus)
- Antropozoomóficos
- Crença na vida após a morte
- Mumificação
* Reforma religiosa de Amenófis IV, instaurando o monoteísmo para controlar o poder dos sacerdotes e Tutacamon faz o retorno ao politeísmo.
- Cultura
- Matemática
- Astronomia
- Literatura
- Medicina
Sociedades Hidráulicas: Na Antiguidade, as populações se aglomeravam ao redor dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia e Nilo, no Egito. Essas áreas próximas aos rios eram favoráveis à agricultura. Além disso, Nas épocas de cheia, o Nilo depositava o húmus (Terra fértil), fazendo com que a agricultura desenvolve-se às suas margens. As plantações eram cada vez mais abundantes e a sociedade fixava-se próxima aos rios. Haja vista, que a civilização Egípcia, só fora tão grandiosa, muito por causa do Rio Nilo. Por isso, a agricultura feita às margens dos rios é chamada de Agricultura de Regadio ou Agricultura de Irrigação.
Sociedade: A sociedade era organizada em Estamentos, ou seja, imperava o critério de nascimento. Aquele que nascesse escravo, continuaria escravo pelo resto de sua vida, já os que nasciam reis, passariam o seu reinado hereditariamente para os seu filhos. Portanto, dizemos que são sociedades sem mobilidade, pois dificilmente houve ascensão, por parte de algum escravo ou um trabalhador servil.
Economia: O sustento dessas civilizações vinha da Agricultura Irrigada, como a Civilização Mesopotâmica e a Egípcia. Porém, era recorrente o comércio praticado pelos Fenícios no Mar Mediterrâneo.
Não havia noção de propriedade privada, por isso, as Terras era Estatais (do Estado).
A Mão-de-obra era a Servidão Coletiva, ou seja, os escravo eram obrigados a trabalharem nas construções do Imperador. Os prisioneiros e estrangeiros capturados em guerras, eram transformados em escravos.
Estado: Os primeiros Estados começaram a se formar. São Estados TEOCRÁTICOS = O poder vem de Deus. DESPÓTICOS/ AUTORITÁRIOS = Aquele que governa sozinho, para si. BUROCRÁTICOS = Uso de leis escritas, como é o caso do código de Hamurábi, criado na Babilônia. Além do mais a escrita já vinha se desenvolvendo, com os Sumérios e sua escrita cuneiforme e os Fenícios elaborando o alfabeto fonético.
Religião: Cultuavam vários Deuses e por isso eram politeístas. Os Hebreus foram os primeiros povos da Antiguidade, acreditarem na existência de um único Deus, sendo assim, Monoteístas. Já para os Egípcios, os Deuses continham formas de homens e animais (Antropozoomorfismo), Além disso, a morte era vista apenas como um acontecimento. A alma ficaria vagando até reencontrar o seu antigo corpo e para retornar, a alma seria posta numa balança e se fosse mais leve que uma pena, voltaria a vida terrena. Contudo, construíam-se grandes túmulos para guardar o corpo dos Faraós, na esperança de retornarem à vida. As pirâmides são provas visíveis da crença após a morte, que os egípcios, afirmavam. Os corpos eram enfaixados para a sua melhor conservação. Essa técnica sofisticada levou a medicina galgar passos largos ao longo da história.
Cultura: Na Arquitetura, podemos perceber a grandiosidade das Pirâmides construídas no Egito.
Na Índia, a Matemática é aprimorada com a descoberta do zero.
Desenvolve-se a Medicina, na observância e experimentação. A Literatura faz-se exuberante com os mitos e lendas contadas em histórias. Mas, é a Astronomia que ganha cada vez mais espaço, com suas contribuições a cerca do clima e na observação do tempo de plantar e colher.
Arregaça essas mangas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário